terça-feira, 30 de setembro de 2014

Descafeinado e especial - Swiss Water Process

3,7‐Dihidro‐1,3,7‐trimetil‐1H‐purina‐2,6 diona , 1,3,7‐trimetilxantina ou então, para quem prefere sua Forma molecular,  C8H10N4O2. Mas para você que não é lá um grande fã da química pode chamar de CAFEÍNA!


Estando presente em mais de 60 espécies de plantas, tem como suas fontes mais conhecidas o Cacau, o Chá verde, a Erva-mate e claro os grãos de café, a principal delas!!!

Aliás foi a propósito desse composto que o nosso cafezinho foi descoberto. Lembram a Lenda de Khaldi em que ele só deu atenção aqueles frutinhos caídos no chão quando percebeu que suas cabras ficavam agitadas ao comê-las? AQUI

É sabido que a cafeína tem um efeito direto sobre o sistema nervoso central, fazendo com que fiquemos mais alerta. Em doses moderadas, a substância pode trazer uma série de benefícios para o organismo, incluindo a melhora da memória e da concentração, além de ajudar na saúde mental como um todo. Por isso o café, por ser uma fonte tão presente de cafeína no nosso dia dia, já foi associado à diminuição do risco de Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Por outro lado, quantidades excessivas de cafeína podem aumentar a frequência cardíaca, causar insônia, ansiedade e outros efeitos colaterais. E nos dias de hoje quem não tem vivido parte desse problemas?
Por isso têm-se crescido muito o mercado de cafés descafeinados, inclusive dentre os especiais, proporcionando assim aos amantes de um bom cafezinho mas que tem alguma restrição de cafeína, ótimas opções.

E a boa notícia é que esse processo hoje tem condições de ser muito mais saudável dispensando o uso de solventes químicos (geralmente derivados do petróleo).

Essa é a promessa da Swiss Water Dacaffeinated Coffee Company, Inc. empresa canadense que traz ao mercado a tecnologia da descafeinização sem utilização de solventes. E o resultado: café 99,9% sem cafeína e garantia de  manutenção das características originais de aroma, corpo e sabor do café, tudo para que a bebida não fique sem graça.





Segundo eles isto é possível devido à utilização de água super saturada com os componentes solúveis do café, à exceção da cafeína. O processo envolve a imersão dos grãos verdes na solução, o que provoca a saída da cafeína. Enquanto isso, a solução passa por filtros de carvão que apenas retêm a cafeína já extraída, renovando a própria solução. Ao final, depois de 10 horas, sob constante monitoramento, o café verde estará pronto. Bastando apenas torrar em seu ponto ideal e preparar ao gosto de cada um.



Ao que tudo indica o público tem aceitado bem esse café com baixo teor de cafeína, que não perde sua característica de ser especial e pode ser consumido a qualquer hora do dia! E a tendência pode ser só crescer. 
Tanto que no ultimo Campeonato de Barista que aconteceu neste mês de Setembro na feira Espaço Café Brasil, o renomado barista Leo Moço, que também é nutricionista, escolheu um café com baixo teor de cafeína (processo Swiss Water) para a preparação de seu cappuccino. E as explicações dele vão além das características energéticas da cafeína explicando também o quanto esta atrapalha na absorção de cálcio quando preparada com leite! Sendo assim conseguiu obter um delicioso cappuccino com alto valor nutricional, aproveitando melhor as fontes do leite.



Já bateu a vontade de experimentar? :) 








2 comentários: