terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Brasil e suas regiões produtores de café: um país de vários sabores e realidades


Quando o assunto é café, logo pensamos no Brasil como sendo o grande Player do mercado por ser o maior produtor, o maior exportador e o segundo maior consumidor mundial!

Tendo doçura, acidez, equilíbrio, corpo e outras características sensoriais presente em seus cafés, o Brasil é visto hoje como um país de muitos sabores, resultado dos diferentes climas, altitudes e relevos nas regiões produtoras.

Sendo assim hoje podemos citar 11 regiões que se dividem em produção de café arábica e robusta em diferentes estados levando em conta o Terroir de cada uma delas.

(Para conhecimento: Terroir é um termo de origem francesa que significa originalmente uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de suas aptidões agrícolas )



Hoje vou falar  um pouquinho de 8 delas referentes a produção de café Arábica, deixando o café Robusta para um próximo post.

Sul de Minas
Cafézal Poços de Caldas
 A começar pelo Sul de Minas que hoje é o principal produtor de café do mundo!!! Sua elevada altitude e sua temperatura média anual facilitam a produção de cafés encorpados, com sabores ácidos levemente cítricos e com aromas frutados. Com destaque para a cidade de Poços de Caldas, construída sobre a cratera de um vulcão extinto proporcionando um excelente terroir.
Características bebida: Encorpado, de aroma frutado e característica ácida.

Cerrado Mineiro
Irrigaçao Cerrado Mineiro
 
Secagem Terreiro
Não confunda cerrado mineiro com cerrado brasileiro! Já que são áreas com características diferentes.
Essa foi a primeira região produtora de café demarcada no Brasil envolvendo 55 municípios localizados entre o Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.
Seu terroir é ideal para produção de cafés especiais com altitude entre 800m e 1300m e estações climáticas bem definidas (verão úmido e inverno ameno e seco). Em sua grande maioria as plantações utilizam diferentes sistemas de irrigação e o café é geralmente seco em terreiros ao sol.
Características bebida: Corpo médio, de sabor adocicado e achocolatado e acidez média.

Mogiana
Alta Mogiana
A cultura do café foi introduzida nessa região há 200 anos. Localizada no interior do estado de São Paulo, divisa com Minas Gerais, se destaca pela produção de cafés arábica em grande escala e pelas bebidas com características estritamente mole, mole, apenas mole e dura.

A grande maioria de suas fazendas compreende pequenas propriedades, que, apesar de necessitar de correções e adubações com maior frequência que outras áreas produtoras, desfrutam de uma infraestrutura excelente com acesso fácil a tecnologia, mão-de-obra qualificada e com boas rodovias que facilitam o transporte da produção  explicando assim a facilidade de se produzir cafés finos.
Características bebida: encorpado, frutado, sabor suave adocicado e acidez medianamente alta tendo a doçura e acidez muito equilibradas.

Paraná
Geada Negra - Paraná 1975
Seu passado é conhecido pela glória dos recordes de produção de café sendo o principal produtor ate o mês de julho de 1975, quando a geada negra (grave tipo de geada por queimar o pé de café das folhas até a raiz) dizimou as plantações do estado. Sendo assim os produtores que não substituíram o café por soja e trigo tiveram que se adaptar a novas técnicas e investir em qualidade, resultando em um café especial cuja produção é mais eficiente.
Características bebida: corpo baixo, fraco e bebida dura.

Bahia
Café Irrigado BA
O estado é o quarto maior produtor de café do Brasil, responsável por 5% da produção nacional. Clima tropical, solo bem drenado e pivô de irrigação são alguns pontos que permitem o café ser plantado em áreas de pouca chuva no Oeste da Bahia. Tendo algumas áreas 100% irrigadas sua produtividade é das mais altas do país.
A cafeicultura na Bahia hoje conta com excelentes vantagens competitivas se destacando pela participação com cafés de alta qualidade, que são cada vez mais procurados e valorizados.
Características bebida: encorpado com aroma adocicado e acidez cítrica e retrogosto prolongado.

Matas de Minas Gerais (Zona da Mata)
Lavoura Zona da Mata
Uma região de predominância de produtores familiares e é a prova de que a agricultura levada a sério pode trazer grandes transformações e melhorias para uma região. Depois de um intenso trabalho para ajudar a população local a se profissionalizar e melhorar as técnicas de cultivo e preparação do café, finalmente a produção de cafeicultores da Zona da Mata consolidou sua posição no alto patamar de qualidade dos melhores cafés gourmets brasileiros. Além disso, a região se tornou uma das primeiras a focar a produção de cafés socialmente justos e ambientalmente corretos.
Características bebida: encorpado com aroma neutro, cuja característica é suave.

Espírito Santo
Café Alto do Morro - ES
Os agricultores capixabas cultivam as duas espécies de café: arábica e robusta, sendo o segundo maior produtor de café brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais. Porém o parque cafeeiro da região está envelhecido e há necessidade de acelerar o processo de renovação tendo como grande obstáculo a descapitalização dos cafeicultores devido aos baixos preços do café. Mesmo assim alguns investimentos foram feitos para aumentar a tecnologia empregada nas lavouras e melhorar utilização de irrigação tendo acontecido também a migração das plantações para o alto dos morros colaborando assim para que a qualidade dos cafés produzidos nesta região aumentasse expressivamente.

Características bebida: encorpado com alta acidez e frutado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário