O preparo, tradicionalmente, se dava por infusão. Método que
até hoje é o mais comum no dia dia das pessoas. A grande inovação veio em 1901,
quando Luigi Bezzera criou a primeira maquina de café que forçava a água quente
a passar por uma pressão elevada pelo café moído nascendo então o café
espresso.
Pois bem, o tradicional “shot” virou uma das formas
prediletas dos consumidores do velho cafezinho apreciarem a bebida, visto que,
quando bem executado, é um dos métodos que melhor se aproveita as propriedades
e as complexidades sensoriais dos grãos. Mas replicar essa experiência em casa, a um
custo moderado, não parecia muito possível.
Foi ai que a indústria de máquinas portáteis deu a largada
para a competitividade.
Depois de 10 anos de pesquisa, em 1986, um sistema inédito
de preparo do Espresso foi lançado.
“Um Espresso Premium extraído em dose única ao toque de um
botão”. Essa foi a bandeira fincada pela Nespresso, da multimarca suíça Nestlé.
Um sistema inédito de preparo do Espresso por meio de
cápsulas de alumínio que inseridas em suas máquinas, produziam à perfeição uma
xícara do legitimo Espresso.
O consumidor comprou a idéia, embora alguns tenham cogitado
o risco de o sistema fechado que atrela máquina a cápsula.
Até hoje o domínio da Nespresso prevaleceu, ainda que
concorrentes tentassem desenvolver e lançar suas próprias maquinas e capsulas.
Até que...
Até que o sistema começou a se abrir. Em 2012 começaram a
vencer algumas das 1700 patentes registradas pela Nestle, relativas tanto à
tecnologia de suas máquinas como à de cápsulas. E vendo que, embora represente
menos de 10% da indústria global de café em volume, as vendas de café em
cápsula crescem em um ritmo de 20% ao ano, fazendo com que os fornecedores de
cápsulas genéricas começassem a se multiplicar passando então a desafiar a hegemonia
da Nespresso.
Foi o caso da Ethical Coffee Company, fundada em 2008 por
Jean Paul Gaillard, apontado com um dos responsáveis pela projeção mundial da
marca Nespresso, onde foi CEO e comandou por uma década, se tornando uma das
empresas na qual a marca suíça acumula derrotas nos tribunais, tendo como uma
das decisões mais emblemáticas a decisão de um juiz da Alemanha, na qual
rejeitou-se a medida cautelar contra Gaillard, argumentando que, ao comprar a
cafeteira, o consumidor adquire o direito de operá-la como bem entender,
inclusive usando outras cáspulas.
Jean Paul Gaillard |
Tendo como uma das críticas feita ao sistema Nespresso o
alto consumo de energia na produção de cápsulas de alumínio, além da
dificuldade de recicla-las, a Ethical Coffee apostou seu diferencial em
oferecer cápsulas feitas de material biodegradável e com preços que são de 20%
a 25% menores, o que levou suas vendas
atingir um numero de 350 milhões de cápsulas no ultimo ano.
Estrutura Ethical x Nespresso |
Além da Ethical a americana Sara Lee também entrou na concorrência
do mercado na Europa vendendo cápsulas compatíveis com a Nespresso com a marca
L’or a um preço 20% menos. Seu diferencial junto às outras concorrentes é a comercialização
de suas cápsulas em supermercados, indo de contra a companhia Suiça
(Nespresso), cuja distribuição tem como pilar a venda direta em lojas próprias
e na internet.
Cápsulas L'or Sara Lee |
Outra gigante que percebeu o potencial das cápsulas é a
americana Starbucks, que há dois anos ingressou no segmento tendo hoje sua própria
máquina, a Veríssimo.
Cápsulas Starbucks |
Máquina própria Starbucks - Veríssimo |
No Brasil, o mercado de cápsulas também começa a dar sinais
de vida, ainda tendo poucos concorrentes.
Uma delas é a Espressione, que traz cápsulas produzidas em
Portugal. Tendo também como concorrentes empresas menores como a Curitibana
Lucca Cafés Especiais, que tem hoje 7 variedades de cápsulas compatível com
sistema Nespresso. Porém nenhuma empresa no Brasil forma sua própria cápsula.
Elas são trazidas da Europa e apenas o envase é feito para comercialização.
Porem a demanda de hoje nos faz acreditar que não será assim por muito tempo. Muitos
estudos têm sido feitos por varias empresas para que consigam abraçar esse
promissor nicho do mercado cafeeiro.
Cápsulas Espressione |
Cápsulas Lucca Cafés Especiais |
Envase Simples |
A diferença a favor da Nespresso continua sendo ter como
base um equipamento valioso, a cafeteira, que se tornou um objeto de desejo
para seus apreciadores.
Boutique Nespresso |
Que a grande Suiça tem alguns desafios pela frente para preservar
sua liderança isso ninguém duvida. O que não podemos discutir é que “Monodose é
sim o futuro!”.
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