segunda-feira, 11 de abril de 2011

Benefícios do cafezinho...

Boa Tarde Pessoal!
Como os dias andam corridos ficou um pouco difícil postar nos últimos dias...Haja cafeína para ajudar em tantas tarefas...rsrs
Ainda não citei aqui mas na próxima semana estarei embarcando para a Coréia do Sul...Seoul... vou representar a NATIVE numa feira internacional de alimentação... e adivinhem falar de que??? CAFÉ....rs
Pois isso na ultima semana estou preparando material para apresentação... treinando a pratica de barista... e organizando todo o meu trabalho para que eu possa ficar mais tranquilinha na minha ausência.... se é que isso é possível....rsrs
Na ultima semana estive em um café super gostosinho em Sertãozinho... Panini é o nome....além dos donos serem uns queridos, nos cedendo espaço e atenção o lugar é super agradável...
Chegamos a fazer um teste de um cappuccino 100% orgânico... a receita foi utilizar apenas produtos orgânicos... no lugar do leite utilizamos leite de soja orgânico que temos em nosso portfolio, no lugar do chocolate em pedaços utilizamos nosso achocolatado que é rico em Cacau e para completar utilizamos um shot de nosso café espresso..... o resultado surpreendeu.... pelo leite de soja ser rico em proteína, quando vaporizamos, deu um efeito de creme inacreditável... portanto se um dia forem em uma cafeteria e quiserem adicionar um ingrediente funcional ao cappuccino de vocês sem alterar a cremosidade da bebida está ai a dica....

Cappuccino Leite de soja:



Falando em funcionalidade de alimentos....tive uma ideia.... que tal falarmos um pouquinho dos benefícios do cafezinho de cada dia....rsrs

Você sabia que os estudiosos já consideram o café como um alimento funcional, que previne doenças, ou até mesmo nutracêutico, ou seja, proporciona benefícios tanto para a manutenção da saúde como também para fins terapêuticos, incluindo o tratamento de doenças???
Pois é....Muitas polêmicas são levantadas em cima da bebida mais popular do mundo, o café. Quando unimos a idéia de saúde ao café é que as polêmicas aumentam ainda mais. Mas, a realidade é que a bebida está sendo citada em várias pesquisas como um grande companheiro na prevenção de várias doenças, como enxaqueca, diabetes e outras. Na verdade o que é prejudicial são os excessos, e todos já sabem que tudo em excesso pode ser prejudicial à saúde, e não somente o café.
E grande engano comete aquele que pensa que o café só contém cafeína, pois ele é rico em minerais como Cálcio, Ferro e Zinco, além de aminoácidos e vitaminas, que são importantes para o metabolismo celular. Ele contém também propriedades antioxidantes, que são comprovadamente três vezes mais eficazes que as do chá verde. É rico em bioflavonóides e polifenóis, esses normalizam as funções celulares, que tratam e protegem contra o envelhecimento e tem  uma grande quantidade de ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais e nutrientes que ajudam na prevenção da depressão e suas consequências, tais como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas.
Dizem Também que a bebida reduz o colesterol, auxilia no combate a doenças coronarianas, proporciona efeitos antidepressivos, reduz o risco do Mal de Parkinson, protege contra diabetes do tipo 2, desenvolve ação antioxidante e auxilia em processos de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer (cólon e reto).

Affffffffff quanta coisa não?!

No momento, colocado na balança, o impacto positivo do café parece superar os eventuais impactos negativos, o que nos anima a continuar saboreando a bebida.
Mas atenção!!! O  número máximo deve ser de seis xícaras por dia, para não ocorrer saturação de cafeína. "E o café feito em casa deve ser ingerido até 15 minutos depois de coado, senão a bebida oxida."

Café coado:


Com grãos moídos de café torrado se prepara uma mistura conhecida mundialmente por suas propriedades estimulantes e energizantes. É uma bebida ideal para iniciar um dia atarefado e exigente, nos dá força e energia para que nosso desempenho não vacile, ou pode ser uma boa maneira de recarregar as suas baterias no meio de uma intensa atividade, especialmente de saúde mental.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA

Boa tarde pessoal! E ai como foram de fim de semana? Como passa rápido não!? Segunda é sempre aquela correria... junta tudo...o que ficou por fazer na sexta com toda a rotina de começo de semana... Pobre segunda-feira... odiada por tantos ... mas para dar um “upgrade” nessa preguiça nada melhor do que tomar um cafezinho aqui e outro ali... ainda mais com esse tempinho que está querendo virar... acho que finalmente o Outono chegou... a partir de agora as pessoas voltam a procurar as ‘bebidas quentes’ para os dias frios... e assim começam as histórias da estação...
Falando em história hoje vou contar um pouquinho da história do café... Vocês já pararam para pensar como o café foi descoberto e depois como ele chegou ao Brasil?? Acreditem, foi quase uma pequena novela essa história....rs
Conhecida como a “Lenda de Kaldhi”, essa conta que a descoberta dessa célebre frutinha deve-se a um lance de sorte de um pastor etíope (o jovem Kaldhi) e de suas cabritinhas. Conta a Lenda que o Jovem Kaldhi passeava com suas cabritas no interior de um vilarejo, onde hoje é a atual Etiópia, no nordeste da África. De repente, ele observou que suas cabritinhas estavam saltitantes e felizes e ficou então interessado no que teria deixado as cabritas daquela maneira. Ao observar mais de perto, ele viu que seus animais mastigava folhas e frutos de um arbusto diferente... Kaldhi então resolveu provar daquelas frutinhas e percebeu um sabor adocicado e irresistível se sentindo até mais animado, graças ao efeito estimulante daquela polpa. Foi ai que correu para o vilarejo para espalhar a notícia de sua descoberta. 
 Essa narração é o mais remoto registro sobre o café (575 a.C.) e apesar de romanceado, contém algumas informações reais como a origem das frutinhas no nordeste da África.
Khaldi e suas cabras:



Há registros de que o povo local tenha iniciado o consumo do café em forma de fruto, comendo sua polpa macerada... Documentos históricos registram que apenas por volta do ano 1000 as cerejas de café seriam fervidas em água, ainda com fins medicinais.
Foi apenas alguns séculos depois, nos anos de 1300, é que se desenvolveu a torra... e foi esse o estopim para o sucesso da bebida. Com a torração o café ganhou aromas e sabores muito mais ricos, ficando interessante para ser tomada em casa ou em encontros, ganhando então sua popularidade.
Mas foi só em 1616 depois que um holandês conseguiu secretamente algumas sementes férteis é que se teve o início da expansão do cultivo de café pelas colônias da Ásia, da África e nas Américas, cujo clima era amis propício para o seu desenvolvimento.

Mas como foi que o café chegou ao Brasil??? Bem essa é uma outra parte bem interessante da história....

Segundo consta, deve-se a uma ordem do capitão-general João de Maia da Gama, ao sargento-mor Francisco de Melo Palheta, em 1727. Sua missão era acompanhar a demarcação de limites com a Guiana Francesa, onde o governador do país vizinho, havia mandado arrancar o padrão com o escudo português plantado na fronteira entre as duas colônias. Porém uma outra missão estava bem explícita em seu regimento: Obter mudas de café, cultivado com sucesso naquele país desde 1719.
Essa missão não seria fácil, já que uma rigorosa fiscalização impedia a saída do café com pergaminho.
Segundo registros, após resolver a questão militar, o sargento foi a capital do País, Caiena, para agradecer pessoalmente ao governador pela atenção para resolver a questão.
Para sua surpresa, fora recebido pela esposa do governador, a bela Madame D’Orvilliers, e foi a seu convite que experimentou pela primeira vez na vida uma xícara de café e lamentou de forma sedutora não haver no Brasil tal arbusto.
Foi durante um passeio pelo cafezal, sob a permissão do marido, que a madame ofereceu gentilmente “uma mão cheia de pevides de café, praticando a galanteria de ser a mesma que lhas introduziu no bolso da casaca” para que Palleta pudesse renovar, quando regressasse ao Brasil, o prazer que experimentara.
Sargento Palheta:


Assim, o sargento voltou “não apenas com uma quantidade muito maior de sementes, mas também com cinco pés de Coffea arabica”.
O café iria percorrer então dezenas de Estados, chegando ao Rio de Janeiro, a São Paulo e a Minas Gerais, onde seu plantio se estabeleceria e estimularia o desenvolvimento econômico desses Estados, tornando o Brasil o maior produtor mundial de café como é atualmente.
Bem espero terem gostado da História... foi contada de forma breve mas acho que deu pra ter uma noção do quanto o café é antigo e como foi curiosa sua história... bem “jeito café...” rs

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Café Orgânico

Boa tarde Pessoal!! Como estão de Sexta-Feira?? Incrível como esse dia da semana  faz milagres não é mesmo? Até São Pedro faz as pazes com o sol... Santo Fim de Semana!!
Na verdade nem vi essa semana passar...no mundo orgânico tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo... Aliás ainda nao contei essa parte....
É pessoal... meu trabalho fica no "mundo verde"! Hoje trabalho com gestão de bebidas quentes numa empresa de conceito e história de Sustentabilidade... é a NATIVE Produtos Orgânicos (www.nativealimentos.com.br). Vale a pena dar uma entrada no site pra vocês entenderem toda a história da empresa que vai muito além de apenas ter o conceito verde... é sustentável por convicção!
Aproveitando essa deixa...  hoje vou falar um pouco do que é o café Orgânico! Acho que tem muita gente que nao conhece ainda o conceito Orgânico de um produto! Então vamos lá...tentar esclarecer um pouquinho esse assunto.....

Acho que todo mundo hoje tem uma crescente preocupação com a saúde, com a qualidade de vida e com o meio ambiente. Sendo assim muitos consumidores passaram a valorizar a adoção de métodos de produção agrícolas que garantam a qualidade dos produtos e que sejam menos agressivos ao meio ambiente e socialmente justos com os trabalhadores rurais. É ai que surge um alternativa para produção agrícola mais sustentável, ambientalmente esquilibrada e socialmente justa... é a  agricultura ORGÂNICA!

Mas e o café? O que é o café Orgânico?

Vamos seguir um paralelo...  Quando estamos estressados, cansados, mal alimentados...estamos muito suscetíveis a pegar uma gripe ou resfriado certo?
Do contrário, quando estamos bem equilibrados e alimentados, enquanto todo mundo pega gripe ou fica doente, nós resistimos sem problema nenhum....

O mesmo ocorre com a cultura do café orgânico... Se a planta nao estiver bem alimentada ou se estiver desequilibrada certamente ficará mais suscetível às doenças e pragas.
A cultura orgânica parte do pressuposto que devemos cuidar do solo e que estando cuidado é ele quem cuidará da planta...

Mas produzir café orgânico é difícil, poderiam dizer alguns produtores mais céticos... Realmente não é tão fácil assim... e por isso tem um preço diferenciado da commoditie... Além disso, plantar dentro de um sistema orgânico exige uma maior atenção pois não se tem receitas de bolo ou coisa parecida... cada dia é um novo dia... e cada situação é diferente para cada região, para cada produtor, para cada situação.

O produtor de café orgânico precisa estar sempre atento a tudo dentro do teu sistema de produção. E como é um sistema.. tem váaaarios atores e componentes, onde a alteração de um deles altera o sistema como um todo...

O café Orgânico é basicamente o café produzido sem a utilizaçao de fertilizantes químicos altamente solúveis (industriais) e tampouco a utilização de agrotóxicos (fungicidas, herbicidas, inseticidas ou outros tipos de produtos químicos).
No lugar de fertilizantes químicos se utiliza alternativas como fertilizantes orgânicos, adubos verdes e um bom manejo de solo.

Podemos dizer que sao 4 os princípios básicos da cultura Orgânica:

- Respeito à natureza: reconhecimento da dependência de recursos naturais não renováveis;

- A diversificação de culturas: leva ao desenvolvimento de inimigos naturais, sendo item chave para a obtenção de sustentabilidade;

- O solo é um organismo vivo: o manejo do solo propicia oferta constante de matéria orgânica (adubos verdes, cobertura morta e composto orgânico), resultando em fertilidade do solo; e

- Independência dos sistemas de produção: ao substituir insumos tecnológicos e agroindustriais.

CURIOSIDADES:
- A cafeicultura Orgânica no Brasil tem mantido taxas de crescimento próximas a 100% ao ano e ocupa uma área de 13000 ha tendo hoje uma media de 420 produtores.
- Quem não se lembra do nosso ex-presidente do Brasil, Getúlio
Vargas, que mandou queimar algumas milhares de sacas de café para forçar a elevação dos preços no mercado externo...? Tudo era café orgânico, pois não se utilizava agrotóxicos nas nossas lavouras de café...



FRUTO DO CAFÉ ORGÂNICO:

  
CULTURA DO CAFÉ ORGÂNICO EM MEIO DE UM MAMOEIRO (RESULTADO DE SOLO FÉRTIL)



GRÃOS VERDES DE CAFÉ ORGÂNICO (POUCA DIFERENÇA VISUAL DO CAFÉ CONVENCIONAL):


FRUTOS DE CAFÉ ORGÂNICO DA COLÔMBIA... UM DOS MAIS FAMOSOS:


SELO ORGÂNICO DO SISTEMA BRASILEIRO. DESDE JANEIRO DESSE ANO É ELE QUE GARANTE QUE O PRODUTO ESTEJA EM CONFORMIDADE COM TODAS AS LEIS ORGÂNICAS BRASILEIRAS:


SELOS DE CERTIFICADOS ORGÂNICOS.... SÃO ESSES SELOS QUE GARANTEM QUE O PRODUTO ORGÂNICO FOI INSPECIONADO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS PREMISSAS ORGÂNICAS:


Bem pessoal como devem ter viso o assunto é um pouco complexo e bem amplo...mas em outras postagens volto a falar do assunto e explico as etapas com mais clareza.... espero que o básico já tenha dado uma idéia de como acontece a produção de cafés orgânicos! Acho que é válido experimentarem quando tiverem uma oportunidade... Têm ótima bebida!!!