quinta-feira, 7 de março de 2013

Cafés Aromatizados: Mais uma pitada de sabor!


O mercado de cafés não para de surpreender quando se trata de diferentes tipos de processamento e degustação desta bebida.

São os solúveis, as cápsulas, os sachês, os especiais, os exóticos, e vários outros tipos para satisfazer a curiosidade dos apreciadores ou até mesmo facilitar o acesso do consumidor final aos diferentes aromas que essa bebida pode nos proporcionar.

Para quem gosta de sentir o aroma e o sabor da modernidade e pra quem tem um estilo de vida cosmopolita temos também os cafés aromatizados.
 
Cafés Aromatizados Artesanalmente

Há os puristas que pensam que os grãos ja aromatizados são cafés de baixa qualidade onde se utiliza esse método para mascarar os defeitos. O que não condiz com a verdade.

Em países como a Itália por exemplo utiliza-se de aromas naturais, como extrato de amêndoas ou baunilha, após a extração do café, para dar um aroma especial a bebiba sem interferir no sabor real do café. Outro exemplo comum de aromatização de cafés é comum nos países do Oriente Médio, onde o cardamomo e a canela são acrescentados desde a antiguidade.


Especiarias Aromatizaçao Cafés
 
A partir desses costumes surgiu então a ideia de aromatizar artificialmente o café logo após a torra, a fim de dar esse toque especial a um produto final que chegaria direto ao consumidor.

O café aromatizado é produzido da seguinte maneira: no processo industrial, durante a torra, o café recebe essências ou óleos essenciais que contêm aromatizantes que dão sabor e aroma diferenciados, sempre na quantidade previamente estudada para que tal sabor não anule nem sobreponha ao sabor do café.
 
Grão de café aromatizado durante o processo de torra (óleo essencial)
 
Existem diversos sabores de cafés aromatizados no mercado: Chocolate trufado, chocolate com menta, nozes, avelã, creme irlandês, baunilha, cremes de frutas e até frutas exóticas como açaí. As opções são muitas para agradar todos os tipos de paladares.
 
Alusão a alguns aromas para cafés cápsula
 
Sou da opinião que se deve experimentar vários até adotar um para ter em casa e oferecer para as visitas. o café aromatizado pode assustar um pouco por ser bem diferente do café nosso de cada dia. Tem quem ache que a bebida fique rala ou meio enjoativa, mas uma opção para suavizar o sabor do aroma é misturar o pó aromatizado ao pó normal até achar a proporção do aroma do seu gosto.  Fica delicioso nessa forma.

Para quem queira testar uma aromatização caseira de café pode acrescentar na hora do preparo do café (pó normal), uma pitadinha de canela em pó e raspas de chocolate meio amargo... ou para aqueles que gostam da bebida mais cítrica uma rodela de lima e raspas de limão também fica delicioso! Tente combinar o seu gosto... simples assim!
Esses cafés aromatizados não parecem ideais para serem consumidos durante um happy-hour ou reuniões informais?! Enjoy it!

Have a good coffee!